O tempo nos obriga a avaliar decisões tomadas há alguns anos pela esfera municipal. Uma decisão feita pela prefeitura foi a substituição do antigo calçadão de Mandaguaçu por uma rua comum, visando melhorar o trânsito e o comércio local. Será que esta foi uma boa decisão? Não é possível afirmar com toda a precisão que a decisão foi ruim, porém podemos expor alguns fatos. Enquanto o calçadão existia, pessoas da região vinham à Mandaguaçu nos fins de semana em busca de diversão e os Mandaguaçuenses saiam menos da cidade em busca de lazer. Esse benefício duplo era sentido pelo comércio ao redor do calçadão. É fato que pessoas de cidades como Ourizona, Castelo Branco, Maringá, entre outras frequentavam o calçadão nos fins de semana e por vezes no meio de semana. Se um ponto da cidade é conhecido por pessoas das cidades vizinhas, isso atrai olhares de empresas e investidores e acaba gerando concorrência, o que é bom para os consumidores. Não podemos esquecer que na época que existia a saudosa Caleche Drinks o nosso calçadão era muitas vezes abarrotado das mais excêntricas figuras e algumas até famosas chamando ainda mais a atenção local. Posto isso, não podemos deixar de citar os benefícios que aconteceram após a abertura da via. O primeiro ponto positivo foi aumentar a fluidez no trânsito do local. Apesar de positivo, pode-se questionar se houve melhora significativa no trânsito; contudo a intenção foi boa visto que a questão da mobilidade urbana é uma questão atual muito séria e Mandaguaçu não estaria imune ao aumento da frota de veículos e os problemas relacionados ao aumento. Outro ponto que podemos considerar positivo, foi o aumento do estacionamento em frente às lojas, lanchonetes e o comércio geral localizados no extinto calçadão. Todo consumidor busca comodidade; assim, poder estacionar em frente à loja que deseja é um sonho para qualquer um, e se antes não havia como estacionar no calçadão, com a mudança atual, temos várias vagas disponíveis para nós consumidores. Poderíamos colocar na balança cada ponto positivo e cada ponto negativo que o fim do calçadão ocasionou; fazer uma reavaliação da decisão junto com os comerciantes, prefeitura e moradores e talvez reconsiderar a voltar como era. Se uma decisão foi feita e não foi boa, não é vergonha voltar atrás e tentar remediar o erro.
Mandaguaçu
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Calçadão de Mandaguaçu
O tempo nos obriga a avaliar decisões tomadas há alguns anos pela esfera municipal. Uma decisão feita pela prefeitura foi a substituição do antigo calçadão de Mandaguaçu por uma rua comum, visando melhorar o trânsito e o comércio local. Será que esta foi uma boa decisão? Não é possível afirmar com toda a precisão que a decisão foi ruim, porém podemos expor alguns fatos. Enquanto o calçadão existia, pessoas da região vinham à Mandaguaçu nos fins de semana em busca de diversão e os Mandaguaçuenses saiam menos da cidade em busca de lazer. Esse benefício duplo era sentido pelo comércio ao redor do calçadão. É fato que pessoas de cidades como Ourizona, Castelo Branco, Maringá, entre outras frequentavam o calçadão nos fins de semana e por vezes no meio de semana. Se um ponto da cidade é conhecido por pessoas das cidades vizinhas, isso atrai olhares de empresas e investidores e acaba gerando concorrência, o que é bom para os consumidores. Não podemos esquecer que na época que existia a saudosa Caleche Drinks o nosso calçadão era muitas vezes abarrotado das mais excêntricas figuras e algumas até famosas chamando ainda mais a atenção local. Posto isso, não podemos deixar de citar os benefícios que aconteceram após a abertura da via. O primeiro ponto positivo foi aumentar a fluidez no trânsito do local. Apesar de positivo, pode-se questionar se houve melhora significativa no trânsito; contudo a intenção foi boa visto que a questão da mobilidade urbana é uma questão atual muito séria e Mandaguaçu não estaria imune ao aumento da frota de veículos e os problemas relacionados ao aumento. Outro ponto que podemos considerar positivo, foi o aumento do estacionamento em frente às lojas, lanchonetes e o comércio geral localizados no extinto calçadão. Todo consumidor busca comodidade; assim, poder estacionar em frente à loja que deseja é um sonho para qualquer um, e se antes não havia como estacionar no calçadão, com a mudança atual, temos várias vagas disponíveis para nós consumidores. Poderíamos colocar na balança cada ponto positivo e cada ponto negativo que o fim do calçadão ocasionou; fazer uma reavaliação da decisão junto com os comerciantes, prefeitura e moradores e talvez reconsiderar a voltar como era. Se uma decisão foi feita e não foi boa, não é vergonha voltar atrás e tentar remediar o erro.
Assinar:
Postagens (Atom)